É hora de acelerar a agenda ESG nas organizações

Há mais de 10 anos ouve-se falar de sustentabilidade, a BRF se comprometeu a ser Net Zero em emissões de gases de efeito estufa (GEE) até 2040. Para tal, identificaram um conjunto de iniciativas em quatro frentes prioritárias para a cadeia de valor, que incluem a compra sustentável de grãos, fomento à agricultura de baixo carbono, aumento do uso de energia renovável e incremento da eficiência operacional. 
A BRF conta também com o Programa de Excelência Energética, que estabelece indicadores de desempenho e monitora o consumo de energia nos processos produtivos. Também implementa ações e iniciativas que visam a redução de consumo e o uso eficiente de energia tendo assim, 90% de sua energia consumida originária de fontes renováveis.
 Em gestão de água, adotaram medidas de monitoramento e avaliação de risco e vulnerabilidade hídrica para, assim, planejar ações preventivas e corretivas. A meta é reduzir em 13% o indicador de consumo de água até 2025. Para isso trouxeram tecnologia e reuso de água, para evitar nova retirada do recurso do meio ambiente.
 Devido a adoção de linhas anuais de investimentos para transformação digital, a empresa alcançou a posição de liderança na agenda ESG. Tomaram uma série de medidas como atualização de iluminação nas fábricas para sistema LED, implantaram controles automáticos e variáveis de equipamentos de ar comprimido e padronização de procedimentos de controle de temperatura dos túneis de congelamento que consomem muita energia nos processos. 
De acordo com o relatório de 2019 da McKinsey, o “Global Energy Perspective 2019”, aponta que até 2050 o consumo de eletricidade irá dobrar, contudo, as energias renováveis vão representar mais de 50% da geração até 2035. A BRF  também terá redução de 20% de emissão de carbono em 2035, seguindo de um novo declínio de 14% em 2050.
 Para proteger o meio ambiente e fazer uso racional dos recursos naturais é preciso de investimento, mobilização e transformação na cadeia produtiva, aliada a novas tecnologias e novos meios de produção é possível conscientizar empresas e pessoas em torno de um propósito que reforça as três palavras ESG, para que possamos viver em equilíbrio com o planeta.

FONTE: ECONOMIASC

Está Gostando Do Conteúdo? Compartilhe!

Contatos:

11. 93032.2207
contato@zuttin.com.br